Nide Lins
05/08/2013

Pousada Osvaldo Timóteo: Terapia ecológica em São José da Laje

Rede esperando você para curtir a Fazenda da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo

Rede esperando você para curtir a Fazenda da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo

Foi apenas um almoço com um passeio pela mata – até plantei uma árvore! -Tudo isto em apenas três horas, mas tempo suficiente para gostar e me sentir muito bem, obrigado, na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo. Localizada na Fazenda Santa Maria, próximo à área urbana de São José da Laje, em Alagoas (BR 104, Km 17), a área é linda e me fez lembrar Uma casa do campo, na voz de Elis Regina: “Eu quero uma casa no campo/ Onde eu possa ficar no tamanho da paz/ E tenha somente a certeza/ Dos limites do corpo e nada mais…”.

E foi em paz que me senti ali onde o casarão da fazenda, com quatro quartos estilo casa de campo, desempenha o papel de pousada. A proposta do empreendimento é o turismo de vivência: curtir a mata atlântica, viver o clima agradável, percorrer as trilhas, saborear a comidinha de fazenda com tempero caseiro, que deixa saudades, e – naturalmente – se espichar numa boa rede.

Fazenda da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo também é pousada

Fazenda da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo também é pousada

A Reserva Osvaldo Timóteo é uma área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica. Moldada para amantes da ecologia, oferecendo um diferencial inédito da região com seu perímetro preservado da Mata Atlântica, corredor de bambuzais, nascentes de água potável, lagos, espaço de preservação de aves e pássaros em extinção (noutros lugares).

Nesse paraíso alagoano, quase extinto do nosso planeta, o visitante pode optar por passar um dia ecológico (com café da manhã, trilhas e almoço) ou então ficar na pousada (acho mais interessante) e respirar ares diferentes, o que é sempre legal.

A Reserva Osvaldo Timóteo é uma área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica

A Reserva Osvaldo Timóteo é uma área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica

Quando chegamos a reserva (conheci a convite da agência Luck Receptivo), o simpático Osvaldo Timóteo, com seus 83 anos, e sua filha Jacineide, sempre de sorriso aberto, dão boas-vindas. O ideal é chegar para o café da manhã e se deliciar com as comidas gostosas do campo.

Diz seu Osvaldo: “Sou mateiro”, e confessa que não pensou muito quando decidiu mudar a atividade econômica da sua propriedade, cambiando da cana de açúcar para o turismo ecológico. “Queria meu sonho de infância de volta, ouvir os cantos dos pássaros. Faz um bem danado, a natureza é uma terapia”, explica ele.

Osvaldo: “Queria meu sonho de infância de volta, ouvir os cantos dos pássaros. Faz um bem danado, a natureza é uma terapia

O alagoano Osvaldo Timóteo: “Queria meu sonho de infância de volta, ouvir os cantos dos pássaros. Faz um bem danado, a natureza é uma terapia

Como disse antes, a Reserva oferece passeios por trilhas, incluindo nas rotas três lagos e banho de bica, miniparque infantil, espaço polivalente para prática de esportes, centro cultural, redário entre as mangueiras, e uma bela vista panorâmica.

“Não me envolvi com meio ambiente; eu sou comprometido”, reflete o sábio Osvaldo, com um sorriso estampado no rosto, mesmo sabendo que o turismo não vive só na maré da alta temporada.

Galinha guisada – criada a reserva, e é cozida dentro dos mandamentos da simplicidade, no próprio caldo da ave

Galinha guisada é cozida dentro dos mandamentos da simplicidade, no próprio caldo da ave

COMIDA DA HORTA

Se o almoço é muito bom, o café segue a mesma linha, a da comida caseira. À mesa, as delicias da fazenda, com destaque para galinha guisada – criada a reserva, e é cozida dentro dos mandamentos da simplicidade, no próprio caldo da ave, formando aquela graxa, ideal para misturar na farofa de banana. A carne de panela é de tirar o chapéu.

Também com direito ao molho do próprio guisado para acrescentar mais sabor ao arroz. O feijão verde vem da horta, assim como os legumes. Tudo divino. Mas reserve espaço para a sobremesa, em especial, o pudim de milho verde (plantação local), que é de pedir bis. Para completar, o cafezinho. E ainda os famosos doces “nego bom”, mais uma produção comandada por Jacineide.

A carne de panela é de tirar o chapéu. Também com direito ao molho do próprio guisado

A carne de panela é de tirar o chapéu. Também com direito ao molho do próprio guisado

Os quartos são equipados com banheiro, cama de casal e duas de solteiro. Cada apartamento é pintado de uma cor diferente para lembrar a diversidade da mata.

A Fazenda da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo é um desses locais abençoados para buscar refúgio na fuga do dia-a-dia estafante. Como diz o sábio Osvaldo, uma terapia do corpo e da alma.

 

Conforto e simplicidade: Os quartos são equipados com banheiro, cama de casal e duas de solteiro

Conforto e simplicidade: Os quartos são equipados com banheiro, cama de casal e duas de solteiro

Rota da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo

Dia Ecológico (com café e almoço) – R$70,00 (por pessoa)

Diária da Pousada (por pessoa) – R$ 148,00 (com as três refeições)

Quem faz pacote para a Pousada e passeios – Destino Alagoas  (82) 9954.9931 e 3022.5206 – Luck Receptivo com Luciana – (82) 8751.1617

Fazenda – (82) 9123-1778
E-mail: contato@reservaosvaldotimoteo-rppn.com.br

BR-104 km 17, São José da Laje, Alagoas

Postado às 14:24, Nide Lins 6 comentários postado em Geral |
6 respostas para “Pousada Osvaldo Timóteo: Terapia ecológica em São José da Laje”

simone costa escreveu:
06/08/2013 as 7:53

È muito lindo amei,é disso que preciso, carnaval vem ai otima opçao, estarei ai.

Jacineide Maia escreveu:
07/08/2013 as 13:17

Cara Nide,belíssima reportagem,a família do ecologista Osvaldo Timoteo agradece .você traduziu com tanta sensibilidade a magia do lugar ,que ao lê impulsiona qualquer pessoa fazer as malas e viajar para a Reserva e mergulhar no ócio do clima da Fazenda.Eco-bjs

Guilherme escreveu:
26/12/2013 as 13:17

segundo comentários de amigos, esse lugar é maravilhoso. São José da laje tá me saindo um ótimo lugar para viajar nas ferias.

beatryz soares escreveu:
08/02/2014 as 10:57

adoro a reserva <3 muito lindo

joao ribeiro da silva escreveu:
26/06/2014 as 22:48

vou para sao jose da laje no final do ano, pretendo conhecer esta pousada.

Edmilson Nogueira de Lima escreveu:
08/08/2014 as 12:11

fico feliz em saber que tudo que o sr.fez na sua vida foi com amor. lembranças a todos

Utilize o espaço abaixo para deixar sua opinião:

Arquivos